-------------------------------------------------------------------------------------------------
EXERCÍCIOS: Crise dos séculos XIV e XV, Renascimento e Reforma
“.... Depois de séculos de relativa tranqüilidade, voltavam os grandes inimigos: a guerra, a fome, a peste, a morte. Tudo isso era interpretado como castigo divino aos pecados humanos, como resultado do afastamento dos homens em relação a Deus.”
1 – Diante do exposto acima, explique qual foi o fator principal para que esta crise se estabelecesse na sociedade européia:
A queda na produtividade agrícola, fruto das limitações das técnicas de plantio e equipamentos e das variações climáticas.
2 – Que relação podemos estabelecer entre “a fome, a peste, a morte” mencionadas no texto?
A fome leva à desnutrição , que propicia o desenvolvimento de doenças e consequentemente a elevação da mortalidade.
3 – Que motivos explicam a maior incidência de guerras e revoltas camponesas?
A busca pelos senhores feudais em manter sua riqueza em declínio, fosse retomando ou ocupando outros feudos, fosse tentando superexplorar os servos.
“Giotto foi o primeiro mestre do novo humanismo. Em Giotto, Cristo é realmente o filho do homem. Os acontecimentos da história sagrada tornam-se acontecimentos terrenais, situam-se bem no mundo humano, e não mais no além. Mesmo o suave dourado do halo que circunda a cabeça dos santos já não é um eco dos distintivos de uma hierarquia sobrenatural presente nas velas pinturas: transformou-se numa aura de pura humanidade.” (Ernest Fischer. A necessidade da arte)
4 - Quais são os elementos indicados pelo autor no texto acima que confirmam o pintor Giotto como um renascentista?
O antropocentrismo.
5 – Que fatores explicam que tenha sido nas cidades italianas que este movimento artístico tenha se desenvolvido?
O desenvolvimento comercial e urbano, que levou a formação de uma poderosa burguesia e ao sentimento de orgulho de suas respectivas cidades, a forte presença do passado clássico e o longo contato com o Império Bizantino.
“Rivais dignos dos príncipes, os soberanos pontífices, os cardeais, os bispos (...) apenas se preocupam em apascentar-se ( cuidar, alimentar ) a si próprios, deixam o cuidado do rebanho a Cristo”. (Martinho Lutero)
6 – Esse tipo de crítica referia-se a que característica da Igreja Católica no período da Reforma?
Ao fato do alto clero estar mais preocupado com seus interesses materiais do que com a salvação espiritual de seus fiéis.
7 – Explique qual o fundamento teológico que explica a simplificação do culto , a abolição do celibato, do culto à Virgem e aos santos e demais características do luteranismo:
A concepção de que existe uma relação direta entre Deus e os homens.
8 – Qual as principais distinções entre o luteranismo e o calvinismo?
A questão da salvação (para Lutero se dá pela fé e para Calvino, mais radical, se dá pela predestinação) e a posição em relação ao lucro, a prosperidade econômica.
“Em resposta às críticas formuladas pelos protestantes, que causaram a rápida expansão da nova religião cristã pela Europa, os católicos organizaram o Concílio de Trento. Entre 1545 e 1563, a elite eclesiástica católica tomou diversas resoluções a fim de reformular a Igreja e exercer maior controle sobre a prática de seus fiéis e dos clérigos. Esse processo denominou-se Contra-reforma.”
9 – Comente as resoluções deste Concílio:
Em relação à doutrina, a igreja Católica reafirmou todas as concepções questionadas pelos protestantes, porém não deixou de refletir os questionamentos da época ao abolir a venda das indulgências, criar os seminários, o catecismo e o missal. Abriu uma fase de controle das idéias com o reviramento do Tribunal da Santa inquisição, com a criação do Índex e com a criação da Companhia de Jesus ou da Ordem dos jesuítas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário